IDIOMAS

VESÍCULA BILIAR

HÉRNIA DE PAREDE

HÉRNIA DE HIATO

Pólipos na vesícula biliar - O que fazer?

O único tratamento definitivo para pólipos na vesícula é a remoção da vesícula biliar, ou colecistectomia. Esta operação é recomendada para pacientes com sintomas ou suspeita de que existem riscos de progressão para malignidade.

O risco de câncer de vesícula biliar

A maioria dos pólipos biliares são benignos. É necessário excluir malignidade de um pólipo porque o câncer de bexiga avançado tem um prognóstico ruim. No entanto, se for detectado precocemente, pode ser removido e curado. Embora nenhum estudo de imagem possa afirmar quando um pólipo é neoplásico ou não-neoplásico, a ecografia (também conhecido como ultrassom) pode dar informações úteis para diferenciar as diferentes origens dos pólipos.

Alguns casos específicos

Em pacientes que tenham cálculos quanto pólipos biliares é recomendado colecistectomia, independentemente do tamanho do pólipo e sintomas, uma vez que tem sido demonstrado que os cálculos biliares são um fator de risco para o câncer da bexiga em pacientes com pólipos biliares.

Pólipos biliares em pacientes com colangite esclerosante primária muitas vezes podem ser malignos, por isso também é recomendado colecistectomia.

Da mesma forma, colecistectomia é recomendada em pacientes com pólipos biliares que tiveram episódios de pancreatite ou cálculos biliares, porque muitos pacientes geralmente melhoram após a cirurgia.

Já os pacientes com sintomas pouco claros de <bold>dispepsia e sem sintomas de cólica biliar </bold>devem ser tratados com cautela, uma vez que não é demostrado que a colecistectomia para melhore os sintomas.

Tamanho dos pólipos

Pacientes que não se encaixam em nenhuma dessas categorias devem ser tratados de acordo com o tamanho do pólipo.

Os pólipos com um tamanho maior do que 18 mm são frequentemente malignos e devem ser removidos. Antes, uma tomografia computadorizada deve ser feita para completar os exames.

Os pólipos que medem entre 10 mm e 18 mm têm uma taxa de malignidade de 25% a 77%. Quando maligno, é normalmente encontrado em um estágio inicial, de modo que uma colecistectomia laparoscópica pode ser feita.

Pólipos medindo entre 5 mm e 10 milímetros são, por vezes, pólipos de colesterol, adenomas ou carcinomas. Se os pólipos são múltiplos, penduculados, hiperecóicos em relação ao fígado, é provável que sejam pólipos de colesterol. Se o pólipo é solitário, séssil, isoecóico em relação ao fígado, é provável que seja de origem neoplásica. No entanto, os dados mais fiáveis são a estabilidade do pólipo ao longo do acompanhamento médico.

Não há consenso sobre a frequência com que deve ser realizado estes monitoramentos dos pólipos. Alguns estudos sugerem realizar um ultrassom de acompanhamento após três e seis meses e, em seguida, anualmente. Pólipos estáveis podem ser monitorados anualmente, enquanto aqueles que crescem devem ser retirados.

Os pólipos que têm um tamanho inferior a cinco milímetros são principalmente benignos e são chamados colesterolose. Os pacientes que não têm sintomas não precisam de nenhum tratamento. No entanto, um acompanhamento com ultrassom, a cada seis a 12 meses, pode ser apropriado. Se o pólipo estiver estável, não requer maior monitoramento.