IDIOMAS

ptenfres

Sobre a Hérnia de Hiato

Sintomas da DRGE | Diagnóstico da DRGE | Complicações | Tratamento Cirúrgico (Hérnia de Hiato)Orientação Pré-Operatória | Orientação Pós-Operatória | Perguntas Frequentes

SOBRE A HÉRNIA DE HIATOCirurgia de Hérnia de Hiato
A hérnia de hiato caracteriza-se por uma fraqueza do músculo diafragma. Este músculo divide o abdómen do tórax, e é por um espaço neste músculo, conhecido por hiato esofágico, que o esôfago penetra na cavidade abdominal. Devido ao alargamento deste espaço, uma parte do estômago desliza em direção ao tórax, o que se denomina hérnia de hiato.
O maior inconveniente que a hérnia de hiato traz aos pacientes é a sua relação com o refluxo gastresofágico. O refluxo se caracteriza pelo retorno do conteúdo do estômago (suco gástrico e alimentos) para o esôfago. Como a mucosa (revestimento interno) do esôfago não está preparada para receber este tipo de conteúdo, já que este é muito ácido, ocorre uma inflamação do esôfago, conhecida como esofagite.

SOBRE A DOENÇA DO REFLUXO GASTRESOFÁGICO (DRGE)
A doença do refluxo gastresofágico (DRGE) é uma condição na qual o conteúdo do estômago (alimento ou líquido) vaza em direção contrária ao estômago para o esôfago (o tubo da boca ao estômago). Essa ação pode irritar o esôfago, causando azia e outros sintomas.

CAUSAS DE REFLUXO GASTROESOFÁGICOInformações sobre hérnia de hiato
O refluxo ocorre quando a válvula inferior do esôfago (esfíncter) não se fecha adequadamente, permitindo que o ácido do estômago retorne para dentro do esôfago.
Esse processo pode acontecer sem nenhuma causa aparente, porém alguns fatores de risco contribuem para o desenvolvimento da doença, como obesidade, excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo, e consumo de alimentos gordurosos.
Outra forma de essa doença se desenvolver é devido a presença de uma Hérnia de Hiato, ou seja, quando o hiato, orifício pelo qual o esôfago atravessa o diafragma (músculo que separa o tórax do abdômen), se dilata mais do que deveria. Dessa forma, a porção superior do estômago escorrega para cima do diafragma e, consequentemente, por estar no tórax esse esfíncter não irá funcionar corretamente. A Hérnia Hiatal é progressiva e após seu surgimento tende a aumentar de tamanho com o passar dos anos. São comuns os casos de pessoas da mesma família com presença desse tipo de Hérnia.