IDIOMAS

ptenfres

Perguntas Frequentes Sobre Vesícula Biliar

Sobre a Vesícula Biliar | Sintomas Colelitíase | Complicações Colelitíase | Diagnóstico Colelitíase | Tratamento Cirúrgico da Vesícula Biliar | Orientação Pré-Operatória | Orientação Pós-Operatória |

AS PEDRAS SÃO SEMPRE IGUAIS?
Há diferentes tipos e tamanhos de pedras (cálculos). Os Cálculos são formados do aumento na concentração de gordura (90%), e ou sais biliares na bile. A razão da formação dos cálculos ainda não é bem conhecida.

AS PEDRAS PODEM SE DISSOLVER TOTALMENTE?
Os medicamentos ajudam a dissolver a solução dentro da vesícula, no entanto, leva de seis meses a um ano, é caro e nem sempre resolve o caso. Não existe nenhuma solução capaz de dissolver os cálculos. Diante disso a remoção cirúrgica da vesícula, ou colecistectomia, é o tratamento eficaz.

TODOS TEMOS O MESMO RISCO DE TER PEDRAS?
O risco aumenta com a idade, obesidade, mulheres com múltiplas gestações e que fazem uso de anticoncepcional. Mulheres entre 20 e 60 anos tem 3x mais chance que a população masculina.

A CIRURGIA DE VESÍCULA RETIRA SOMENTE AS PEDRAS E PODE SER FEITA A LASER?
A colecistectomia consiste na retira de toda a vesícula biliar. Realizada da forma convencional por uma incisão abdome ou videolaparoscopia com minincisões e auxilio de um sistema de vídeo e não laser.

AS PESSOAS ENGORDAM APÓS A CIRURGIA?
Não há fundamento científico, é boato.

O FATO DE RETIRAR A VESÍCULA AFETA O FUNCIONAMENTO DO FÍGADO OU INTESTINO?
Não afeta de modo algum, alguns pacientes podem apresentar aumento nas evacuações no primeiro mês.